4 Razões para realizar reuniões por videoconferência

videoconferência
Videoconferência

Numa economia global, a capacidade de estar presente num determinado lugar, mas sem a presença física, num encontro com pessoas que trabalham em locais diferentes é cada vez mais importante. É por isso que as equipas que estão distribuídas exigem ferramentas de comunicação modernas, surgindo assim a necessidade de realizar reuniões por videoconferência.

Já foi o tempo em que era preciso esperar muito para conhecer toda a equipa. Hoje, a possibilidade de reunir todos os membros da equipa num determinado momento é a vantagem competitiva que as empresas procuram.

1. Novas gerações de funcionários

De acordo com as estatísticas mais recentes, os Millennials são atualmente a geração mais numerosa entre os funcionários das grandes corporações internacionais. Eles pensam rápido e são empreendedores, procurando oportunidades de aprender e se desenvolver constantemente.

Como resultado dessas mudanças culturais, as organizações que procuram atrair e manter talentos precisam redefinir a sua forma de pensar sobre o ambiente de trabalho.

2 em 3 MILLENIALS PREFEREM COMUNICAÇÃO DE VÍDEO A APENAS ÁUDIO

2. A velocidade do desenvolvimento de negócios

A capacidade de fazer mais com menos esforço é a essência da melhoria da eficiência. Para ter sucesso, as organizações devem procurar constantemente vantagens competitivas sobre a concorrência.

As videochamadas são simplesmente a personificação mais recente da necessidade constante de ser mais eficiente. As reuniões por videoconferência não substituirá todas as viagens de negócios, mas a capacidade de se encontrarem cara a cara espontaneamente, independentemente da distância, sem ter que esperar pela próxima reunião agendada pode ter um grande impacto no desempenho da organização. Na verdade, as pesquisas mostram que 90% dos entrevistados concordam que as videoconferências são mais eficazes do que suas alternativas.

AS REUNIÕES DE VÍDEO RESPONDEM À NECESSIDADE CONTÍNUA DE SER MAIS EFICIENTE.

3. Equilíbrio trabalho-vida

Quando o trabalho começa e termina? A opinião de que o escritório é onde trabalhamos está lentamente a se tornar obsoleta. A grande maioria dos funcionários lê e responde a emails também fora do horário laboral, o que mostra que a linha entre o fim do negócio e o horário privado está cada vez mais tênue.

Além disso, o funcionário médio de uma grande cidade gasta quase uma hora por dia na sua deslocação. Parece que não importa quantas estradas construímos nos últimos anos, o tráfego não diminuiu. De acordo com pesquisas, o tempo de deslocamento aumentou mais de 20% desde a década de 1980.

Mas trabalhar em casa usando o telefone e a Internet também tem suas desvantagens. Os funcionários podem se sentir solitários e isolados.

Por sua vez, as reuniões por videoconferências fortalecem o senso de comunidade entre os funcionários e as suas equipas muito mais do que as teleconferências.

COLABORADORES REMOTOS TENDEM A ESTAR MAIS ENVOLVIDOS A TRABALHAR EM CASA.

4. Manter a continuidade dos negócios

Incêndios, inundações, pandemias – são ameaças reais aos negócios e as empresas devem estar preparadas para enfrentá-las. Todas as organizações devem ter um plano de como manter a continuidade dos negócios no caso de um desastre. A videoconferência pode ajudar a mitigar as perdas associadas a esses eventos terríveis, mas felizmente raros.

Existem também outros eventos mais comuns, porém inesperados, que podem prejudicar os negócios e a reputação de qualquer empresa. Com que frequência a gerência se atrasa para uma reunião por avaliar mal o tempo de viagem? Com que frequência os voos atrasam ou o tráfego é tão intenso que um funcionário, cliente ou fornecedor importante simplesmente não consegue chegar a uma reunião a tempo? Todas essas situações podem ser evitadas.

NÃO CORRA RISCOS. AS VÍDEOCONFERÊNCIAS PERMITEM REALIZAR REUNIÕES QUE DE OUTRA FORMA NÃO SERIAM POSSÍVEIS DEVIDO A EVENTOS NÃO PREVISTOS.

Por que não?

Durante a maior parte de sua história, a videoconferência foi vendida como uma alternativa às viagens de negócios.

No entanto, depois de 25 anos, essa abordagem é tudo menos válida. As pessoas ainda precisam de se encontrar. O contato humano ainda é importante.

A verdadeira vantagem da videoconferência é que se pode encontrar agora, manter e desenvolver relacionamentos recém-estabelecidos ou iniciar um relacionamento com a intenção de se encontrar pessoalmente no futuro.

ALGUMAS VEZES É NECESSÁRIO O ENCONTRO EM PESSOA, EM TODOS OS OUTROS CASOS, UMA VÍDEOCONFERÊNCIA FARÁ O TRABALHO.

A InteliAV implementa a infraestrutura e equipa salas de reuniões para videoconferência. Graças aos nossos serviços e produtos, pode transformar qualquer sala de conferência em sala de videoconferência por meio de ferramentas para videoconferências, compartilhamento de conteúdo e colaboração como: Zoom Room, Teams Room, entre outros.

Entre em contacto conosco para conhecer a melhor solução !

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *