
No mundo corporativo, cerca de 11 milhões de reuniões de negócios acontecem todos os dias. No entanto, muitas dessas reuniões realizadas em salas de conferências, carecem de equipamento e planeamento para perseguir o pico da produtividade. O custo de reuniões mal organizadas representa um valor astronómico por ano.
O equipamento de áudio é crucial para promover uma comunicação eficiente na sala de conferências, mas o design da própria sala de conferências também deve apoiar o funcionamento ideal do equipamento. Por exemplo, os espaços de escritórios modernos valorizam espaços abertos, janelas grandes e um design elegante. Esses layouts estimulam a produtividade e a criatividade, mas tendem a confundir a clareza do som. Isto significa que podem não ser a melhor escolha para uma sala de conferência compatível com áudio.
Felizmente, não precisa sacrificar um layout moderno e aberto em prol do áudio ideal. É possível ter o melhor dos dois mundos – estilo e eficiência – com estas dicas para criar uma sala de conferência com áudio mais amigável.
Por que priorizar uma sala de conferências compatível com áudio?
Empresas experientes utilizam todas as ferramentas à sua disposição para capacitar o melhor trabalho dos seus funcionários, até e incluindo melhorias na qualidade do áudio nas suas salas de conferência. Estudos mostram que 95% dos utilizadores de áudio experimentam pontos problemáticos que afetam negativamente a sua eficiência no local de trabalho. O equipamento de áudio e design de som adequados podem minimizar a média de 29 minutos perdidos por semana devido à baixa qualidade do som. Meros 29 minutos por semana podem não parecer muito no início, mas isso equivale a mais de três dias inteiros de tempo perdido para cada funcionário por ano.
A produtividade diminuída não é a única consequência da baixa qualidade de áudio na sala de conferências. Além de parecer pouco profissional, as dificuldades técnicas podem causar informações mal ouvidas dos clientes, levando a clientes insatisfeitos e potenciais perdas financeiras decorrentes de tarefas executadas incorretamente.
Além disso, como a tendência crescente do trabalho remoto está a tomar conta do mundo dos negócios, a qualidade do áudio deve ser colocada na vanguarda do design de salas de conferência. O equipamento de áudio devidamente implementado tem o poder de construir relacionamentos mais fortes entre funcionários remotos e no escritório. Por outro lado, equipamentos implementados incorretamente podem criar barreiras e dificultar seriamente a colaboração.
Como posso tornar a sala de conferências mais compatível com o áudio?
Dada a importância de maximizar a produtividade, colaboração e criatividade dos seus funcionários, os espaços de escritório devem utilizar todas as opções disponíveis para promover uma sala de conferência com áudio amigável. Os integradores audiovisuais profissionais podem avaliar o tamanho, o layout e o design da sua sala de conferências para discernir a maneira mais eficaz de transformar seus recursos de áudio.
Se a sua equipa está a enfrentar problemas frequentes de áudio no local de trabalho, ainda há espaço para melhorar a funcionalidade do seu sistema de áudio. Ofereça aos seus funcionários uma sala de conferência compatível com áudio, implementando essas estratégias para uma entrada e saída de áudio nítidas.
1. Use superfícies macias
O som é uma vibração e as superfícies duras refletem as ondas sonoras, afetando negativamente a acústica da sala. As ondas sonoras refletem em muitas superfícies comuns de salas de reunião, como janelas de vidro, quadros brancos e pisos de madeira sem revestimento. Quando uma onda sonora reflete, isso é chamado de reverberação. Um excesso de reverberação cria uma acumulação de som que faz com que cada leve ruído, desde o bater das canetas até o arrastar dos pés, pareça mais alto, distraindo ou dominando completamente a voz do orador.
Uma mudança no design da sua sala de conferências pode mitigar esse problema rapidamente. Para começar, substitua ou amorteça as superfícies duras com superfícies macias. Embora não seja possível alterar as janelas embutidas do chão ao teto, pode pendurar cortinas para suavizar o som. Substitua as cadeiras duras por cadeiras mais macias, forradas com tecido. Se o piso da sala de conferências for composto de material duro, considere colocar um tapete ou carpete. Esses toques simples vão melhorar a acústica e ainda permitir que escolha opções que se encaixem com a estética do seu espaço.
2. Mobiliário da sala de conferências
Embora a decoração minimalista esteja em voga, este estilo pode diminuir a qualidade do som da sua sala. Como mencionamos, as ondas sonoras fazem ricochete em paredes e móveis com superfície dura, criando um eco que diminui a qualidade do som e causa interrupções. Quando o espaço fechado está em grande parte vazio ou vazio, esse efeito piora ainda mais.
Com um design de interiores eficaz, esses problemas são fáceis de contornar. A adição de objetos estrategicamente posicionados, como plantas ou peças de arte, pode ajudar a interromper as ondas sonoras refletidas e diminuir o eco.
3. Instale painéis de amortecimento de som
Além de renovar a própria decoração, os integradores audiovisuais podem instalar pormenores que melhoram ainda mais o sistema de som da sua sala de conferências. Os painéis acústicos, às vezes chamados de painéis de amortecimento de som, usam tecido ou espuma para minimizar o ruído ambiente. Além disso, eles são uma forma relativamente barata de atualizar a sala de conferências, uma vez que o processo de instalação envolve simplesmente a sua afixação nas paredes existentes ou no teto.
A maioria dos integradores audiovisuais recomenda pelo menos 15% de cobertura para uma qualidade de áudio ideal, mas a quantidade de painéis necessária para um som ideal depende, em última análise, do tamanho da sala de conferências.
4. Instale o seu equipamento de áudio estrategicamente
Qualquer projeto de sala de conferência compatível com áudio deve ser associado a equipamentos de áudio de alta qualidade. E embora as salas de conferência possam parecer completamente diferentes de uma para a outra, todas elas requerem certos equipamentos de áudio essenciais, incluindo microfones, colunas e um sistema de controlo.
No entanto, mesmo que escolha um equipamento de áudio de primeira linha, isso não significa uma garantia de que a sua equipa está isenta de experimentar problemas de áudio. Para resultados ideais, o equipamento de áudio deve ser colocado estrategicamente em todo o espaço. Por exemplo, se um microfone estiver mais próximo do orador, ele não será tão sensível a ruídos estranhos em toda a sala. Quando conta com a ajuda de especialistas em integração audiovisual, eles podem discernir o posicionamento preciso do equipamento de áudio da sala para um desempenho ideal.
5. Utilize microfones de alta qualidade
Sem equipamento de áudio premium, não pode esperar uma excelente qualidade de som na sala de conferências, e os microfones estão entre os mais importantes. Existem certos benefícios inerentes aos microfones de alta qualidade que os microfones de baixa qualidade não podem igualar. Por exemplo, um microfone de alta qualidade terá qualidades como imunidade ao ruído ambiente, recursos omnidirecionais e som natural.
Microfones equipados com imunidade a ruído ambiente podem bloquear ruídos perturbadores, como canetas a bater, ar condicionado e papéis farfalhando. A imunidade ao ruído ambiente permite que os microfones focalizem diretamente a voz do orador, incentivando a audibilidade, a comunicação e a compreensão ideais. As capacidades omnidirecionais, entretanto, garantem que os microfones sigam os movimentos do orador, e o som natural permite que os microfones aprimorem a voz de uma forma relaxada.
Para que tudo isto funcione perfeitamente é aconselhável fazer regulamente a manutenção preventiva dos equipamentos de som. Entre em contacto com a InteliAV para conhecer a solução mais adequada à sua sala de conferências.
Pingback: Os 6 benefícios para as organizações que investem em videoconferência -
Pingback: -
Pingback: Conferências e eventos híbridos bem-sucedidos -InteliAV – Soluções Audiovisuais