Descubra 7 dicas para um ensino híbrido eficaz

ensino híbrido

O modelo de aprendizagem para um ensino híbrido eficaz utiliza opções tanto online como presenciais de uma forma propositada e em total cooperação. Este modelo não só lhe dá a flexibilidade de elaborar o seu curso para reduzir o risco de o expor ou aos seus alunos ao vírus, mas também dá aos alunos mais autonomia sobre a sua aprendizagem.

Aqui estão as 7 dicas sobre como tornar o modelo de ensino híbrido eficaz.

1. Construa o seu curso com base no que pretende que os estudantes aprendam

Os cursos híbridos bem-sucedidos integram totalmente a instrução online e presencial, planeando interações baseadas em boas práticas de ensino.

Construa o seu curso híbrido começando com os objetivos de aprendizagem listados no teu programa de estudos. Depois, ao construir o seu curso, selecione e alinhe o método de ensino, tecnologia, e tarefas que melhor ajudarão os estudantes a aprender os objetivos e o conteúdo.

Há duas coisas a considerar para tornar modelo de ensino hibrido eficaz para o seu curso:

  • Existe alguma tecnologia educacional que possa ajudar a resolver os seus problemas?
    Por exemplo, os estudantes podem concentrar-se em passar pelas atividades de aprendizagem o mais rapidamente possível, em vez de se envolverem profundamente. A tecnologia de aprendizagem adaptativa está a tornar-se cada vez mais sofisticada para detetar quando os alunos se envolvem de forma produtiva e quando não o estão, e pode reagir para manter a atenção dos alunos.
  • Corre o risco de utilizar a tecnologia digital apenas para o seu próprio bem?
    A reprodução pura de uma experiência analógica com a tecnologia digital pode acrescentar complexidade sem trazer quaisquer benefícios.

2. Planear interações eficazes

Depois de ter identificado os objetivos, pense nas interações que irá utilizar para facilitar a aprendizagem. A aprendizagem híbrida dá-lhe uma grande flexibilidade na forma de interagir.

Estes diferentes tipos de interação enquadram-se nas três categorias seguintes:

  • Interações aluno-professor
    Interações entre alunos-professores, como e-mails, anúncios e discussões. Esta interação é um importante motor de aprendizagem bem-sucedida.
  • Interações entre alunos
    Interações de aprendizagem, como discussões, trabalho de grupo colaborativo, e atividades de revisão pelos pares. Estas podem acontecer ao mesmo tempo em pessoa, ou online e fora da aula.

    Cada modalidade tem os seus prós e os seus contras:
    As interações presenciais e sincronizadas são boas para criar um sentido de espontaneidade e ligação, mas não tão boas para promover a participação ou dar flexibilidade.
    As interações online, assíncronas encorajam a participação, profundidade de reflexão e flexibilidade, mas podem carecer de espontaneidade e ligação dos alunos, como discussões, trabalho de grupo colaborativo e atividades de revisão dos conteúdos.
  • Interações entre alunos e conteúdos
    As interações entre os conteúdos dos alunos incluem atividades, como ler conteúdos, ver um vídeo, ou trabalhar através de um conjunto de problemas

3. Integrar as experiências

Pode conceber as interações online e presenciais de forma a que se apoiem mutuamente, em vez de se sentirem desarticuladas. Por exemplo, atribuir atividades de aprendizagem em linha desafiantes e envolventes e depois discuti-las pessoalmente, convidando à apresentação de perguntas. Se estiver a encorajar discussões em linha, referencie-as na aula para confirmar o seu valor.

4. Criar uma abordagem de aprendizagem centrada no aluno

Num modelo de ensino híbrido eficaz, encoraje os seus alunos a assumirem o controlo da sua aprendizagem. Comece por permitir que os estudantes escolham a forma como se envolvem com o conteúdo. Em seguida, encoraje-os a monitorizar e a reflectir sobre a sua aprendizagem.

Ao utilizar tecnologia com funcionalidade de monitorização do progresso, pode também ajudá-los a manterem-se no bom caminho.

5. Apoiar o sucesso dos alunos

Na aprendizagem híbrida, os estudantes devem ser mais autodidactas. Estabelecer expectativas claras e criar apoio à auto-aprendizagem, tais como encorajar os estudantes a planear, verificar a sua compreensão, estudar mais conforme necessário, e reflectir sobre a sua aprendizagem.

Para apoiar ainda mais o seu sucesso, ajudá-los a utilizar as ferramentas através da realização de uma sessão “onboarding” sobre como utilizar a tecnologia e onde ir para obter ajuda.

Esta abordagem pode não só ajudar a manter os estudantes motivados, mas também construir uma importante habilidade para toda a vida: a autogestão.

educação para todos

6. Avaliar a aprendizagem em linha

Uma vez que não estará na sala com os alunos quando estes estiverem a fazer o exame, comunique claramente as regras e instruções antes do exame. As regras podem incluir quantas oportunidades os estudantes têm de completar o exame, se podem guardar e voltar mais tarde para terminar, se precisam de guardar todos os dispositivos móveis, e se se trata de um exame de livro aberto ou fechado.

A tecnologia pode ajudar a reduzir as oportunidades de fazer batota:

  • a senha protege o seu exame e limita os alunos a uma tentativa de login;
  • exigir que os alunos completem uma declaração de honestidade antes de começarem o exame;
  • abrir e fechar o acesso à sua sessão de exame dentro de um período de tempo pré-determinado;
  • embaralhar itens ou criar múltiplas versões do exame para atribuir aleatoriamente aos alunos;
  • criar um pool ou banco de itens para retirar perguntas aleatórias, uma função integrada em muitos sistemas de gestão de aprendizagem pedir aos estudantes que justifiquem ou expliquem as suas respostas, acrescentando um campo de resposta aberto após cada pergunta de resposta selecionada;
  • se não tiver estas capacidades, utilize tipos de perguntas mais abertos em vez de perguntas verdadeiro/falso ou de múltipla escolha.

7. Melhorar continuamente

Mantenha a sua abordagem simples no início e vise a melhoria contínua, não a perfeição. Encorajamo-lo a experimentar algo, obter feedback dos seus alunos, e continuar a melhorar o seu curso. E não está sozinho: os seus colegas também podem ter conselhos e por isso conseguem construir uma rede de aprendizagem informal ou formal para aprenderem uns com os outros.

Estas sete dicas, baseadas em resultados de mais de uma década de implementação do ensino híbrido, podem dar-lhe orientações sobre como reunir o melhor da aprendizagem presencial e em linha. Para ainda mais detalhes sobre como implementar o modelo hibrido no seu estabelecimento de ensino entre em contacto com a InteliAV.

One thought on “Descubra 7 dicas para um ensino híbrido eficaz

  1. Pingback: Ensino Híbrido: a tecnologia transformou a aprendizagemInteliAV – Soluções Audiovisuais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *