27 outubro – Dia Mundial do Património Audiovisual

O Dia Mundial do Património Audiovisual, celebrado anualmente a 27 de outubro, lembra-nos a importância de arquivar e preservar todas as fontes audiovisuais. O património audiovisual, como por exemplo, filmes, programas de rádio ou de televisão é crucial para o conhecimento cultural, económico e linguístico de uma sociedade. 

Em 2023, o tema é «A sua janela para o mundo». O património audiovisual permite-nos testemunhar acontecimentos que não presenciamos, ouvir vozes do passado e criar histórias que informam e distraem. Assim, através do sons gravados e das imagens captadas em filme e vídeo, podemos aprender e apreciar a riqueza cultural.

Pretende-se assim, alertar para a necessidade de criação de políticas de proteção e preservação deste património, única forma de garantir, com segurança e rigor, a formação de uma memória coletiva.

Como surgiu o Dia Mundial do Património Audiovisual?

O Dia Mundial do Património Audiovisual foi implementado na 33ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que ocorreu de 3 a 21 de outubro de 2005, através da Resolução 53.

A UNESCO colaborou assim com o Conselho Coordenador das Associações de Arquivos Audiovisuais (CCAAA) para dar vida ao dia no dia 27 de outubro.

A CCAAA, que tem como membros muitas organizações audiovisuais, surgiu após a “Recomendação para a Salvaguarda e Preservação de Imagens em Movimento” da UNESCO de 1980. A iniciativa da Recomendação exortou as instituições e associações a trabalharem em conjunto para preservar os arquivos audiovisuais.

Estima-se que são necessários apenas 10 a 15 anos para que as fontes audiovisuais se deteriorem. Por isso é urgente preserva-las corretamente, devido à natureza dos materiais em que são gravadas. Se isso não acontecer, perderemos importantes histórias linguísticas, sociais e culturais que nos rodeiam. 

Quais os principais benefícios na celebração deste dia?

A UNESCO vê os seguintes benefícios:

  • Elevar a consciência pública sobre a necessidade de preservação; 
  • Proporcionar oportunidades para celebrar aspetos locais, nacionais ou internacionais específicos do património; destacando a acessibilidade dos arquivos; 
  • Atrair a atenção da mídia para questões patrimoniais; 
  • Elevar o estatuto cultural do património audiovisual; 
  • Destacar o património audiovisual em perigo, especialmente nos países em desenvolvimento.

Cronograma do Dia Mundial do Património Audiovisual

5 Aspetos sobre o Audiovisual que te irá surpreender

1. Um dos melhores materiais educativos
Utilizar uma fonte audiovisual para ensinar em sala de aula tem se mostrado um dos melhores métodos de ensino, pois permite que os alunos ouçam e vejam o material ao mesmo tempo.

2. Indústria em rápida mudança
Dadas as rápidas transições tecnológicas, a indústria audiovisual tem registado um enorme crescimento e mudanças, tanto que uma criança que cresce na década de 2020 terá experiências tecnológicas diferentes das de uma criança do início da década de 2000.

3. Tendências de videoclipes
Uma boa forma de conhecer as tendências de uma determinada linha do tempo é observar os videoclipes daquela época, pois eles forneceriam um bom histórico audiovisual sobre o que estava acontecendo no momento em que os vídeos foram filmados.

4. Preconceito subjacente versus escolha
Muitos académicos e educadores expressaram as suas inibições relativamente à utilização de materiais audiovisuais, uma vez que a forma como podem ter gravado poderia ter potenciais preconceitos nas suas mensagens subjacentes.

5. Audiovisual imersivo
Os avanços tecnológicos significam assim que novos métodos audiovisuais estão em ascensão, sendo o mais recente a tecnologia de Realidade Virtual.

Se gostou deste artigo e pretenda saber mais sobre as soluções audiovisuais, pode entrar em contacto conosco ou ler outros artigos no blog da InteliAV.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *