
A aceleração digital e a popularização dos regimes híbridos de trabalho contribuíram para a disseminação do uso de diferentes tecnologias no ambiente de trabalho. Os equipamentos de videoconferência, por exemplo, são soluções que se tornaram necessárias nas empresas.
A videoconferência popularizou-se com a aceleração digital e adoção em massa do trabalho remoto. E embora a sua implementação pareça simples, é fundamental que as empresas se preocupem com a execução de um bom planeamento. Devem também levar em consideração a qualidade das salas de videoconferências e a necessidade de suporte às diferentes necessidades dos seus colaboradores.
Neste artigo, vai entender melhor a importância de investir em qualidade quando o assunto são equipamentos de videoconferência. Apresentamos de seguida, alguma dicas de como implementar soluções alinhadas com as particularidades da sua empresa.
Videoconferências e colaboração nos novos modelos de trabalho
A crise transformou a forma como trabalhamos. O trabalho em casa, que era uma realidade distante da maior parte dos profissionais portugueses, mostrou-se assim uma opção vantajosa para todos os envolvidos: empregadores, empregados, clientes e parceiros comerciais.
Nesse contexto, as salas de videoconferência ocuparam um papel de destaque, tendo em vista sua função facilitadora na manutenção da comunicação entre equipas internas e externas.
Contudo, grandes desafios vivenciados por algumas empresas durante essa adaptação devem-se à falta de planeamento para o trabalho em casa. Isso significa que, de forma geral, muitas empresas estão a trabalhar com sistemas pouco seguros, com baixa qualidade de imagem, de vídeo e som.
Esse fator prejudica não só a experiência dos colaboradores, como também dos clientes e demais pessoas envolvidas nas diferentes etapas e processos de trabalho.
Na prática, essa falta de investimento em tecnologias adequadas para o trabalho remoto gera prejuízos no desenvolvimento do negócio, dificulta a prospecção e captação, bem como a produtividade das equipas.
Por que investir na qualidade dos equipamentos de videoconferência?
Em linhas gerais, podemos dizer que a qualidade dos equipamentos de videoconferência traz benefícios para todas as pessoas que têm algum tipo de contato com a empresa:
– os colaboradores ficam inseridos num ambiente de comunicação mais dinâmico e funcional, aumentando o índice de satisfação e, consequentemente, de produtividade;
-os gestores têm mais facilidade para manter contato tanto com os colaboradores como com os clientes, favorecendo a agilidade dos processos e contribuindo para uma gestão eficaz do tempo;
– os clientes encontram um ambiente dinâmico, tendo facilidade para manter contato e realizar reuniões com a empresa;
– os parceiros e fornecedores também têm acesso facilitado a diferentes pessoas e setores, contribuindo para a agilidade e eficiência dos contatos, otimizando o trabalho como um todo.
Quais são os equipamentos de videoconferência indispensáveis?
Agora que já viu a importância de investir em bons equipamentos, provavelmente está se a perguntar: quais equipamentos devo comprar? Como organizar uma sala de videoconferência? O que não pode faltar?
A seguir, enunciamos equipamentos indispensáveis e que devem ser incluídos no seu planeamento.
– Microfones e colunas de som
O áudio é um dos aspetos essenciais quando se fala no planeamento de uma videoconferência. Para conseguir alcançar a qualidade na comunicação é necessário escolher bons equipamentos de colunas de som e microfone.
Com o suporte de uma empresa especializada como a InteliAV, consegue uma instalação que garanta a qualidade e clareza dos áudios, bem como a redução de eventuais ruídos externos que possam prejudicar a experiência.
– Câmaras
Câmaras devem ter boa resolução, com boa qualidade de imagem. Além disso, a empresa pode investir em modelos mais modernos, que focam automaticamente a pessoa que está a falar, por exemplo.
Esse tipo de funcionalidade traz mais dinâmica para a conversa e melhora a experiência da reunião.
– Sistema de videoconferência
O sucesso de uma boa videoconferência passa pelos sistemas utilizados no processo de comunicação. A solução deve ser escolhida a partir das necessidades do negócio e sempre pensando na qualidade da experiência.
Com o suporte de uma empresa especializada é possível escolher um sistema seguro, que ofereça o melhor custo-benefício e que esteja alinhado com o orçamento da organização.
– Conte com um parceiro especializado em comunicação
Como mencionamos, a escolha dos equipamentos e o planeamento de uma sala de videoconferência alcançam melhores resultados quando vêm acompanhados do suporte de empresas especializadas.
Isso porque, além de microfones, câmaras e softwares, há também a questão da acústica, de iluminação e de outros equipamentos, como os monitores e ecrãs touch.
A InteliAV é uma empresa certificada, que oferece todo o suporte necessário para a organização de uma sala de videoconferência. Entre em contato connosco para mais informações.