
A aprendizagem híbrida está a tornar-se rapidamente num dos métodos de ensino mais importantes a utilizar. Por estar fortemente associado à tecnologia, pode ser assustador adaptar as salas de aula a esta mudança, especialmente se já estiver a enfrentar outros desafios.
Saber como criar o seu espaço de aprendizagem híbrido é fundamental não só para evitar questões futuras, mas também é essencial para uma aprendizagem reforçada centrada no aluno. Graças à experiência da nossa equipa técnica e ao design estratégico da sala de aula, a aprendizagem híbrida é facilitada. Através de uma estratégia bem definida p seu espaço de aprendizagem híbrido será otimizado.
Atualmente a estratégia de ensino utiliza a tecnologia para implementar um sistema de aprendizagem híbrida. Uma vez que muitas salas de aula modernas utilizam agora a tecnologia, os professores estão a encontrar novas formas de mudar os paradigmas da educação para que sejam mais centrados no aluno.
A aprendizagem híbrida é benéfica para todos os tipos de estudantes. Quer estejam a receber educação especial, quer sejam bons alunos, quer sejam o adorável causador de problemas, a aprendizagem híbrida oferece uma solução para todos eles. Mais importante ainda, a aprendizagem híbrida oferece estratégias de ensino flexíveis e várias configurações de sala de aula para professores.
Uma parte desta estratégia híbrida é saber como formatar os espaços de aprendizagem dos seus alunos. Isto é importante porque metade, se não mais, dos seus alunos não estão fisicamente presentes na sala de aula. Sem uma conceção adequada da sala de aula, os alunos distantes ficarão aborrecidos, terão um mau desempenho e poderão até ficar para trás.
Porque as Salas de aula híbridas são benéficas para a aprendizagem?
A aprendizagem híbrida é benéfica por várias razões. Uma das razões mais importantes é o aumento da flexibilidade para os alunos. Quer seja por questões de ritmo, marcação devido a questões familiares, doenças crónicas, ou outros fatores, a aprendizagem híbrida fecha a lacuna para os alunos que não conseguem aderir a uma aprendizagem tradicional.
Mas a flexibilidade é apenas um dos muitos benefícios da aprendizagem híbrida. Alguns destes incluem salas de aula mais inclusivas, pedagogia centrada no aluno, maior colaboração, aprendizagem ativa e muito mais!
Como criar uma Sala de aula híbrida
A aprendizagem híbrida parece uma ótima solução, mas há alguns desafios que deve considerar ao adaptar-se a uma estratégia de aprendizagem híbrida. O maior fator são os espaços de aprendizagem envolvidos e a forma de os utilizar de forma produtiva. Os espaços utilizados para a aprendizagem híbrida devem considerar não só a localização física, mas também a forma como equipamentos interagem entre si.
A aprendizagem híbrida na sala de aula significa decidir que tecnologia irá utilizar. Algumas aulas só podem ser ministradas presencialmente, no entanto, a maioria pode ser adaptada e modificada para ambientes de aprendizagem híbridos. Depois de ter estabelecido as estruturas, pode começar a considerar a tecnologia de que necessita.
Existem três tecnologias principais de que a sua sala de aula necessitará para uma aprendizagem híbrida bem-sucedida.
Quadro branco interativo
Os quadros brancos interativos são um termo que se aplica a ecrãs tácteis interativos que respondem à ação em tempo real e atuam como os quadros brancos tradicionais. Todas as salas de aula precisam de um quadro a giz ou de um quadro branco, mas transformá-lo em digital é muito importante. Com um quadro interativo de alta funcionalidade e qualidade com o software certo, é possível promover a colaboração dos alunos, partilhar conteúdos, utilizar estratégias de ensino à distância e muito mais num único dispositivo.
Hardware e Software de Vídeo
Ter bom equipamento de gravação de vídeo ou de transmissão ao vivo é extremamente importante para espaços de aprendizagem híbridos. Uma vez que metade ou mais dos alunos poderão ser apresentados em vídeo, um dos maiores desafios da aprendizagem híbrida é conseguir que todos se ouçam uns aos outros, cancelando o ruído, e a perda de ligação.
Para ajudar a resolver este problema considere investir em microfones de teto profissionais se estiver a utilizar gravações. Também pode utilizar ecrãs, videowall ou telas e projetor para que todos os alunos da turma possam facilmente ver claramente os alunos que estão online.
Tecnologia inclusiva
Um dos benefícios da aprendizagem híbrida é a capacidade de criar salas de aula mais inclusivas. Isto porque podemos utilizar mais tipos de tecnologias de assistência na sala de aula ou disponibilizar aulas aos alunos que têm dificuldade em estar fisicamente presentes na aula. A tecnologia de assistência é definida como qualquer dispositivo, peça de equipamento, ou sistema que ajude a melhorar e acomodar pessoas com necessidades especiais.
A tecnologia inclusiva neste caso pode ser os computadores portáteis, equipamento de vídeo, ou outras tecnologias utilizadas para incluir os alunos que apresentem determinadas necessidades especiais. As funções como legendas ao vivo, gravação, partilha de ecrã, e outras funções para modificar facilmente os seus planos de aula, possibilitam adequar-se a todos os alunos, quer sejam distantes ou em sala de aula.
Espaços de Aprendizagem Híbridos
Os espaços de aprendizagem híbridos são ideais para uma multiplicidade de cenários. Portanto, se alguma vez sentir que a sua configuração ou estratégia não está a funcionar, experimente outra! A aprendizagem híbrida permite que professores e alunos tenham mais liberdade e opções nas suas experiências de aprendizagem e ensino.
A InteliAV já instalou vários equipamentos audiovisuais que permitem a realização de aulas de forma híbrida. Caso esta seja uma opção para o seu modelo de ensino entre em contacto connosco pois teremos muito gosto em a ajudar.