
Se já leu ou participou em workshops sobre abordagens ao ensino e aprendizagem com tecnologia, é provável que se tenha deparado com alguns termos diferentes para descrever aulas que têm uma componente on-line. O que são cursos mistos, híbridos e aulas invertidas? Estão todos a descrever a mesma abordagem ao ensino, ou são todos diferentes uns dos outros?
Embora estes termos sejam frequentemente utilizados de forma intercambiável, na realidade, cada um deles tem diferenças fundamentais. No entanto, todas estas três abordagens envolvem ensino e aprendizagem on-line, e são todas abordagens legítimas que têm um historial de sucesso no ensino. Saiba mais sobre estas abordagens e os seus benefícios para a aprendizagem dos estudantes.
O que são Cursos Mistos?
Um curso combinado envolve sessões de aulas presenciais que são acompanhadas por materiais e atividades em linha. Uma “mistura” de aprendizagem presencial com aprendizagem em linha. Num curso misto os materiais online não se destinam a “substituir” o tempo das aulas presenciais, mas sim a complementar o conteúdo dado na sala de aula.
Com a utilização generalizada de sistemas de gestão de aprendizagem, a abordagem do curso misto tornou-se muito popular, uma vez que os materiais das aulas são facilmente acessíveis aos alunos.
Os professores utilizam plataformas para publicar artigos, vídeos, questionários, e atividades interativas em linha para os alunos se envolverem fora do tempo das aulas presenciais. Uma vez que estes materiais estão disponíveis online, os estudantes podem rever o conteúdo do curso ao seu próprio ritmo e sempre que necessário. Esta é uma razão chave pela qual os estudantes não só têm frequentemente um melhor desempenho nos cursos mistos, como também têm uma maior motivação e menor ansiedade.
O que são Cursos Híbridos?
Os Cursos Híbridos são diferentes dos cursos mistos pois os seus componentes em linha destinam-se a substituir uma parte do tempo das aulas presenciais. As interações online podem ser síncronas, o que significa que os alunos estão a interagir online em tempo real, tal como através de sessões de aula conduzidas via Zoom, ou assíncronas, o que significa que os alunos interagem online em momentos diferentes.
Para além de ter muitos dos benefícios de um curso misto, a abordagem híbrida é ideal para estudantes que vivem em locais diferentes. Os estudantes não têm de se deslocar à sala de aula com tanta frequência e podem completar o curso quando e onde for mais conveniente para eles. Ao contrário de um curso totalmente online, existe a componente presencial e social da turma, uma das maiores lutas dos formadores.

O que são as Aulas Invertidas?
As aulas invertidas incluem componentes presenciais e online, mas a forma como os alunos interagem com o conteúdo do curso é diferente. Num curso tradicional, os alunos aprendem conceitos fundamentais na sala de aula, quer através de aulas teóricas ou atividades de sala de aula. Comprometem-se com materiais que se baseiam nesse conhecimento fora da sala de aula. Numa sala de aula invertida, esta abordagem é ao contrário: Os alunos aprendem conhecimentos fundamentais antes da aula, tais como através de leituras, podcasts, ou vídeos. Expandem depois esses conhecimentos através de atividades realizadas em sala de aula com o apoio do professor. Assim, as aulas invertidas são geralmente cursos mistos, uma vez que os materiais fornecidos estão online, e também podem ser cursos híbridos, se algumas das interações em sala de aula tiverem lugar online. Contudo os cursos mistos e híbridos nem sempre são invertidos.
Uma série de pesquisas apoia a abordagem de aulas invertidas. Descobriram que permite aos estudantes aprenderem conhecimentos fundamentais com base nas suas preferências e pontos fortes. Proporciona mais tempo de aula para uma aprendizagem ativa. Aumenta as oportunidades de colaboração entre professores e alunos, e encoraja o professor a monitorizar consistentemente o progresso dos estudantes. Uma aula invertida permite assim que tanto os estudantes como o professor tirem o máximo proveito dos recursos em linha e do tempo de aula.
Agora que conhece a diferença entre a aprendizagem mista, híbrida e invertida e está interessado em melhorar, conceber ou converter um curso para um destes formatos, a equipa da InteliAV está aqui para o ajudar! Pode marcar uma reunião com um dos nossos especialistas.