
A metodologia de ensino híbrido, ao fazer uso das tecnologias, proporciona aos estudantes uma maior convivência com diferentes realidades e permite a absorção de uma gama de informações.
A integração de tecnologias digitais nas escolas e espaços de formação, promovem uma aprendizagem interativa e dinâmica.
O desafio de ensinar para uma geração multifacetada, hiper cognitiva e capaz de viver múltiplas realidades presenciais e digitais ao mesmo tempo, desenvolveu o modelo de ensino híbrido. Misturando aulas online e presenciais, este modelo tem as soluções tecnológicas de videoconferência e colaboração como suas maiores aliadas, na tarefa de integrar alunos, professores e conteúdos.
A Tecnologia na educação
A tecnologia torna-se uma ferramenta fundamental na educação e requer uma certa mudança no ritmo atual de aprendizagem. Juntamente com a combinação das experiências e tecnologias digitais, o espaço e tempo da aula são reorganizados. Assim os papéis do professor e do estudante originam maior autonomia e envolvimento. Dessa forma, cada aluno torna-se um membro ativo em sala, com conhecimentos diversos e colaboração na aprendizagem dos colegas.
As opções de soluções colaborativas oferecidas pela InteliAV são muitas, adequadas aos diversos tamanhos e formatos das instituições. O portfólio vai desde a integração de plataformas como Zoom Rooms, Microsoft Teams e Google Hangouts. Assim como ferramentas que integram equipamentos de diferentes tecnologias, além de sistemas de fabricantes líderes como Crestron, Shure, Logitech, Barco entre outras. A integração é acompanhada de total suporte in loco ou remoto, aproveitando ao máximo a infraestrutura já existente minimizando assim os custos.
Como as instituições aplicam o ensino híbrido?
Faz-se necessário traçar um plano estratégico de infraestrutura educacional; definir a orientação pedagógica, formação de professores; estabelecer cronograma de aulas e modos de avaliação. Assim como, é preciso reestruturar o conteúdo de forma coesa e linear, avaliar se há tecnologia adequada para complementar as aulas presenciais. E por fim, escolher a plataforma digital, delineando um plano de estudos.
O ensino hibrido é também utilizado no mundo empresarial. A flexibilidade desta modalidade híbrida de aprendizagem, é uma das maiores vantagens para aperfeiçoamento profissional, promovendo formações corporativas interativas e dinâmicas.
A aplicação do ensino híbrido no mundo corporativo traz uma série de benefícios para todos os interessados.
E se precisar damos-lhe 7 dicas para um ensino híbrido eficaz
Em síntese, maximiza recursos, promove envolvimento, reduz custos e impacta de forma positiva a produtividade.
Entre em contacto com a InteliAV e conheça a solução mais adequada à sua instituição.
Pingback: O que é uma sala de aula virtual e quais as suas vantagens -
Pingback: Descubra como a sala de aula híbrida aumenta o rendimento dos alunos -
Pingback: Como tornar a aprendizagem híbrida envolvente para todos - Soluções Audiovisuais
Pingback: Dicas do quadro branco do Zoom para ensinar e colaborar na sala de aulaInteliAV – Soluções Audiovisuais