
A transformação digital tocou quase todos os aspetos das nossas vidas. Mais de 3,5 mil milhões de pessoas têm acesso à Internet e estima-se que mais de 5 mil milhões tenham algum tipo de dispositivo móvel, sendo metade deles smartphones.
Não é de admirar, portanto, que estas tendências de transformação digital também tenham tido um forte impacto na indústria da educação. Desde os professores do ensino primário até aos do ensino superior, a transformação digital tem afetado as salas de aula e a forma como os professores comunicam com os seus alunos.
Por isso a transformação digital na indústria da educação ajuda a melhorar a experiência de aprendizagem tanto para estudantes e professores, como para outras pessoas envolvidas no processo. Estas mudanças centram-se na melhoria do envolvimento e acessibilidade através de uma aprendizagem interativa e personalizável. Como resultado, o ensino em linha torna-se mais barato, mais abrangente e mais inclusivo.
Quais as oportunidades que a transformação digital trouxe para o setor da educação
Algumas das oportunidades que a transformação digital na educação permite são as miniaulas, vídeos, jogos, testes, e mesmo métodos de aprendizagem baseados em IA. Todas estas opções ajudam um estudante a envolver-se mais no processo e a interagir com os respetivos elementos ou tarefas.
As pessoas com deficiência também obtêm uma educação sem barreiras ou dificuldades graças à visualização de texto-para-fala ou de cegueira de cores, por exemplo.
Contudo a utilização da aprendizagem em linha, tem sido apenas uma das formas que a tecnologia digital e os avanços têm impactado os estudantes e as tendências na sala de aula.
De seguida vamos conhecer as 7 principais tendências digitais que temos visto surgir à medida que as escolas começam a abraçar o poder da Internet no ambiente escolar.
1. Melhoria da acessibilidade e do acesso à educação
Uma das tendências de transformação digital mais inspiradoras visíveis na educação é a melhoria da acessibilidade à escola, às aulas e mesmo aos programas de graduação para estudantes de todas as idades.
Os estudantes que possam ter deficiências que impeçam a sua capacidade de aceder a certos tipos de informação, descobrirão que a tecnologia pode ir muito longe na remoção destas barreiras. Por exemplo, programas texto-para-fala e programas que transcrevem conteúdos ditados podem ajudar a melhorar a capacidade de todos os estudantes de acederem à informação apresentada através das escolas.
Aqueles com desafios visuais ou auditivos, bem como as deficiências de leitura, podem todos beneficiar destes diferentes tipos de tecnologia que lhes permitem aprender e obter diplomas.
A acessibilidade e o acesso também continuam a melhorar de uma perspetiva geográfica, graças à tecnologia. E as oportunidades de aprendizagem on-line, que permitem aos estudantes aceder a escolas e programas de graduação que podem não ser locais para eles, ajudam os estudantes a assegurar a melhor educação possível para a sua situação. Os estudantes já não têm de ser limitados pela sua área geográfica imediata, mas mesmo antes do surto pandémico, mais de um terço dos estudantes declararam ter tido pelo menos uma aula online.
Esta tendência continuará a crescer à medida que as pessoas virem o valor de melhorar a flexibilidade para alguns cursos, ou mesmo programas, no ensino superior.
2. Abordagens de aprendizagem na transformação digital na educação
As abordagens personalizadas de aprendizagem proporcionam uma série de benefícios para estudantes e instituições de aprendizagem. Por isso quando se permite aos estudantes aprender de uma forma que melhor se adapta às suas próprias necessidades de aprendizagem, ajuda-os a absorver e reter informação crítica; a personalização capacita-os a avançar na sua formação. Os alunos são encorajados a obter os diplomas e a qualificarem-se para as oportunidades educacionais e de emprego pretendidas, por exemplo.
As abordagens personalizadas de aprendizagem também têm sido uma componente importante da revolução da educação digital. Isto dará reputação às escolas e aumentará a sua capacidade de preparar os seus alunos para o próximo passo na sua educação ou formação profissional.
3. Realidade virtual
A realidade virtual tornou-se uma componente cada vez mais importante da tecnologia em todos os sectores.
No mundo da educação, a realidade virtual pode proporcionar aos estudantes a oportunidade de ‘experimentar’ o material que aprendem antes de se moverem realmente para aplicações do mundo real. Por exemplo, na indústria hoteleira, os estudantes podem ver em primeira mão os diferentes ambientes de trabalho potenciais, sentir-se como se estivessem numa situação em que precisam de servir os clientes, e receber formação que lhes dá experiência prática sem sequer saírem da sua sala de aula.
Isto pode ajudar os estudantes a sentirem-se mais confortáveis e preparados para as suas carreiras profissionais e para a conclusão dos seus estudos. Pois os estudantes que se sentirem mais qualificados e confortáveis acharão mais fácil a transição para o mercado de trabalho.
4. Oportunidades de aprendizagem baseadas na nuvem
A nuvem oferece aos estudantes e professores a possibilidade de se ligarem a partir de praticamente qualquer lugar. Podem utilizar este tipo de aplicações enquanto se sentam numa sala de aulas, em casa, ou em qualquer parte do mundo. Os professores começaram a utilizar uma variedade de plataformas diferentes para acolher conferências e colocar vídeos para os estudantes, para os ajudar a acompanhar a sua formação, sem ser necessário a presença dos alunos em sala de aula.
Estas plataformas como o Zoom oferecem uma série de oportunidades nomeadamente na transformação digital na educação. Permitem a transmissão de conferências, tornando assim as aulas em linha possíveis e interativas. E os estudantes podem submeter os seus trabalhos, seguir o seu programa e até ligar-se e envolver-se com outros nas suas aulas.
Graças a estes tipos de programas, os estudantes de uma vasta gama de origens têm mais acesso a aulas e oportunidades educacionais. Os alunos que requerem programas de graduação que oferecem maior flexibilidade, que não vivem perto de uma escola que oferece o seu programa desejado, ou aqueles que não podem assistir pessoalmente às aulas, todos beneficiarão do crescimento da aprendizagem baseada na nuvem.

5. Incorporar a Internet das Coisas no ambiente escolar
Na era dos dispositivos “inteligentes”, a Internet das Coisas, ou IoT, pode ser encontrada com prevalência crescente ao longo da vida das pessoas. Já não são simplesmente telefones considerados ‘inteligentes’, mas as pessoas podem tirar partido das melhorias tecnológicas que fazem tudo. Na educação, esta tendência começou a ajudar a ligar instituições de aprendizagem e estudantes de uma forma totalmente nova.
IoT pode também ajudar os alunos a acompanhar as tarefas e verificar se os seus trabalhos foram recebidos. Este acompanhamento dos estudantes também ajuda os professores a acompanhar a frequência e a saber quando alguém não está presente. No caso das crianças, esta informação pode ser utilizada para avisar os pais se o seu filho estiver inesperadamente ausente e manter uma melhor comunicação.
6. Segurança através de dispositivos digitais
Com a tecnologia a tornar-se uma característica tão importante na vida diária de todos, a segurança tornou-se outra tendência necessária na revolução da educação digital.
Os protocolos de segurança que permitem às escolas registar, armazenar e transmitir dados sensíveis dos estudantes serão críticos durante toda a transformação digital. Por isso as escolas querem certificar-se de que dispõem de um meio seguro de permitir aos estudantes submeterem tarefas digitalmente e verificarem a autenticidade do utilizador. Isto torna-se ainda mais crítico nos casos em que os alunos podem fazer exames ou outras avaliações digitalmente.
Como resultado, as violações de segurança podem ser devastadoras, tornando-as uma importante prioridade e tendência ao longo da adoção da tecnologia educativa.
7. Ensinar a cidadania digital
As tendências de transformação digital tiveram impacto nos estudantes de várias maneiras ao longo das suas vidas. Isto é semelhante ao facto de os estudantes aprenderem a ser profissionais num ambiente de escritório ou hospital. As escolas reconhecem a importância de ensinar aos alunos os princípios da boa cidadania digital.
Ao educar os estudantes para serem um bom cidadão digital, as escolas capacitam os estudantes a abraçar a plena capacidade da tecnologia. Para ver os melhores resultados do ensino da cidadania digital, as instituições devem procurar torná-la parte da cultura tanto para os alunos como para os professores.
Os estudantes com este tipo de formação estão mais preparados para entrar no mercado de trabalho, pois as suas capacidades de utilização da Internet ajudá-los-ão a desempenhar melhor o seu trabalho.
Como resultado, educar os estudantes na cidadania digital é uma das mais importantes tendências educacionais emergentes.
Desafios que podemos encontrar com a transformação digital na educação
A transformação digital na educação enfrenta desafios e uma das principais questões que podem surgir é a falta de comunicação e colaboração entre equipas. Se estes grupos não estiverem a trabalhar em conjunto e de forma eficaz, todo o processo pode ser retardado ou mesmo interrompido.
Outro desafio potencial é quando as organizações tentam adotar demasiadas práticas novas ao mesmo tempo, pois pode levar à confusão entre as equipas. Por isso é importante levar as coisas devagar e introduzir gradualmente novas práticas, para que todos tenham tempo para se adaptarem.
Finalmente, um dos maiores desafios que as instituições de ensino enfrentam atualmente é a segurança.
À medida que mais dados se movem em linha, as ameaças cibernéticas tornam-se cada vez mais comuns e perigosas, por isso as organizações precisam encontrar soluções de segurança abrangentes para proteger os seus sistemas.
Considerações finais
A mudança para um mundo digital e moderno teve um impacto mensurável no funcionamento interno da instituições de ensino. E varias escolas começaram a perceber que esta tecnologia pode oferecer-lhes uma série de benefícios e novas estratégias para a educação dos seus alunos.
Os profissionais interessados em acompanhar as últimas tendências e a transformação digital na educação devem considerar as 7 ideias acima referidas.
A transformação digital para instituições de ensino é um enorme passo em frente na melhoria do processo de aprendizagem e na automatização de muitas operações. Se já pensou em lançar processos de transformação digital no seu estabelecimento de ensino, a InteliAV pode ajudá-lo.