
Embora muitas vezes não prestemos atenção ou pensemos que estamos em silêncio absoluto, o som é algo que nos acompanha a todo o momento a partir do momento em que nascemos.
Neste momento, ao ler estas linhas, está também a ouvir algo: pode ser o ruído do seu ambiente ou da sua respiração, mas a realidade é que o seu cérebro está constantemente a interagir com a informação auditiva.
Pelo menos, isto tem sido demonstrado repetidamente por numerosas investigações científicas.
Tudo o que ouvimos tem uma enorme influência sobre nós, tanto interna como externamente, e pode mudar as nossas perceções, emoções e decisões. Isto é algo que as empresas de sucesso conhecem muito bem.
Marketing Sensorial
Elas sabem que o som faz parte do chamado marketing sensorial, e ao estimularem os seus consumidores com um som de qualidade, podem aumentar consideravelmente as suas vendas.
Agora, embora escolher a música certa para o seu tipo de negócio seja fundamental para a sua estratégia de marketing, este não é o único aspeto a considerar. Os especialistas em marketing auditivo sabem que para alcançar os melhores resultados com música num negócio, a seleção musical deve ser acompanhada por um bom sistema de som.
Uma experiência auditiva de alta qualidade reforça a imagem e os valores da marca, e estes componentes têm uma influência direta na decisão de compra do cliente. Portanto, da mesma forma que a conceção de um interior ou a disposição dos espaços de uma empresa é cuidadosamente escolhida, deve ser escolhido o melhor sistema de som comercial.
Esta tarefa pertence normalmente a um serviço profissional de instalação áudio, como é o caso da InteliAV, que tomará decisões tais como a potência sonora necessária, o número de altifalantes, ou a sua distribuição.
Contudo, se estiver com um orçamento apertado e esta opção não for economicamente viável, poderá querer fazer este processo por conta própria. Sabemos que pode parecer um pouco complicado no início, mas não se preocupe, porque criámos este artigo para facilitar as coisas para si.
Recomendamos-lhe que fique até ao fim para que aprenda tudo o que precisa de saber para escolher e instalar o sistema de som comercial certo para o seu negócio.
COMPONENTES DE UM SISTEMA DE SOM COMERCIAL
Os sistemas de som comercial têm geralmente 6 elementos fundamentais, que são os seguintes:
- Fornecedor de música (+ licença de música de atuação pública)
- Fonte de som
- Amplificador
- Controlo de volume ou misturador
- Cabos
- Altifalantes de som
Colocámo-los nesta lista em ordem para que possa ver mais claramente o caminho do sinal áudio do princípio ao fim.
Fornecedor de música e licenças
O principal objetivo da instalação de um sistema de som comercial é estabelecer um fundo sonoro musical no seu negócio.
Para o fazer em conformidade com a lei, deve fazê-lo de uma das seguintes formas:
- Da forma mais complexa e dispendiosa: adquirindo os direitos de autor de cada canção que vai tocar no seu negócio separadamente.
- Da forma mais simples e mais barata: adquirindo um fornecedor de música que lhe permita reproduzir legalmente a música de que o seu negócio necessita.
Imaginamos que não quer complicar a sua vida desnecessariamente, pelo que contratar um bom fornecedor de música é a sua melhor opção. Deve certificar-se de que o fornecedor de música é autorizado a tocar música a nível comercial.
Fonte de som
Outro elemento de um sistema de som comercial é a fonte de som. Isto refere-se ao próprio dispositivo a partir do qual tocará a música.
Muitas empresas preferem ter um PC ou computador portátil cujo uso exclusivo é tocar música. Outras empresas preferem tratar do aspecto musical a partir de um dispositivo mais portátil, tal como um tablet ou smartphone.
A fonte de som dependerá em grande parte do fornecedor de música que escolher.
Amplificador de som
Assim que tivermos o fornecedor de música e tivermos escolhido o dispositivo através do qual o vamos tocar, a próxima coisa a escolher é o amplificador.
Este dispositivo é responsável por receber o sinal elétrico da fonte de áudio, controlar o volume e o tom do sinal e enviá-lo para os altifalantes.
O amplificador é um elemento-chave nos sistemas de som distribuídos comercialmente, pelo que três coisas fundamentais devem ser tidas em conta:
- Que é de uma marca fiável no mercado, ou seja, que optamos por um amplificador de grande qualidade, robustez, e garantia.
- Que tem o poder necessário para alimentar todos os altifalantes que o seu sistema de som vai ter.
- Que a impedância de saída do amplificador corresponde à impedância de entrada dos altifalantes a ligar ou vice-versa. A impedância é a resistência à passagem da corrente eléctrica e é medida em Ohms (Ω).
Controlo de volume ou misturador
Anteriormente, acabámos de mencionar que o amplificador controla o volume e envia o sinal para os altifalantes.
No entanto, dependendo de como é a instalação do sistema de som comercial e do número de áreas que estão no seu negócio, pode ser aconselhável utilizar um misturador.
No caso muito provável de precisar dele, será aquele que recebe o sinal previamente amplificado, controla os volumes e fornece cada grupo de altifalantes separadamente.
Cablagem
Os cabos são os que permitem a transmissão do sinal a partir da fonte de onde o som sai para os altifalantes.
Se optarmos pela utilização de altifalantes sem fios, é bem possível que não precisemos deles, ou talvez precisemos de menos cabos.
Contudo, a maioria dos sistemas de som comerciais tradicionais utilizam cabos, pelo que é necessário incluí-los nos componentes de que necessitamos.
Estes cabos podem ser diferenciados de várias maneiras.
Um deles é de acordo com a sua forma de transmitir o sinal, entre os quais podemos encontrar cabos analógicos (transmitir sinais eléctricos) ou cabos digitais (transmitir código binário, ou seja, zeros e uns – a linguagem dos computadores).
Se utilizarmos cabos no nosso sistema de som comercial, com uma elevada probabilidade, utilizaremos cabos analógicos.
Altifalantes de som
E como último item desta lista de componentes necessários num sistema áudio comercial são os altifalantes, que são talvez os componentes mais importantes do sistema de som.
Eles são o último elo da cadeia e, em última análise, aqueles que proporcionarão a qualidade sonora.
Dependendo da sua conectividade, podem ser com ou sem fios.
Diferentes tipos de altifalantes, dependendo da sua disposição.
- Altifalantes de embutir: Este é um tipo de altifalante que é colocado entre um tecto falso e o tecto de suporte de carga. Dá um toque estético muito elegante e é ideal para empresas cujas instalações têm tectos inclinados.
- Altifalantes pendentes: Estes são altifalantes que, como a própria palavra diz, penduram do tecto através de um cabo normalmente longo. Se não estiver a considerar a opção de teto falso, mas tiver um espaço comercial elevado, os altifalantes pendentes serão uma alternativa muito original.
- Altifalantes de montagem saliente: Este é um tipo de altifalante que vem com um conjunto de suportes de modo a poder ser montado em quase qualquer parte do local.
São muito comuns em lojas de roupa, cabeleireiros e ginásios, e embora não sejam tão decorativos como os dois modelos anteriores, a sua facilidade de instalação torna-os uma das opções mais populares. - Projetores de som: São um tipo de altifalante muito comum em empresas e locais onde as vozes e os anúncios devem ser ouvidos de forma clara e nítida. Devido à sua incapacidade de reproduzir frequências altas e baixas, os projetores concentram a sua potência nas frequências médias associadas à gama vocal humana. Ao mesmo tempo, a sua resistência ao tempo torna-o ideal para utilização em locais exteriores, tais como estádios ou piscinas.
Instalação e configuração do sistema de som comercial
Neste momento, já conhece todos os elementos de que necessitará para conceber o seu sistema de som comercial.
Mais tarde verá coisas que terá de considerar, assim como algumas dicas para escolher e instalar corretamente o equipamento.
Contudo, agora é tempo de aprofundar um pouco mais a instalação do mesmo. E para isso, é importante saber a diferença entre a forma de ligar um sistema de som doméstico e um comercial.
Sistema de som doméstico vs Sistema de som comercial
Em termos de componentes, não haverá muita diferença entre os dois dispositivos.
Qualquer sistema de som básico, seja comercial ou doméstico, começará com um leitor de música, tal como um smartphone, portátil, ou rádio. No entanto, a configuração do sistema de som será diferente entre os dois.
Os sistemas domésticos têm múltiplas entradas ou múltiplos amplificadores, com múltiplos altifalantes ligados a cada amplificador. Além disso, a impedância de cada altifalante deve corresponder à impedância de saída dos amplificadores aos quais estão ligados.
A ligação de um sistema de som comercial é normalmente maior do que quando os altifalantes são ligados em linha. Isto é o que é conhecido como sistemas de corrente constante ou sistemas de tensão constante, e os mais comuns são os sistemas de 70 ou 100 volts.
O QUE DEVE CONSIDERAR AO CRIAR O SEU SISTEMA DE SOM COMERCIAL
Dedicaremos esta secção do artigo para descobrir todas as coisas que deverá considerar antes de comprar o material e de o instalar.
Condicionamento acústico
Quando se trata de tocar música num determinado espaço, é importante conhecer as propriedades acústicas dos diferentes elementos contra os quais as ondas sonoras irão impactar.
Por exemplo, a música não soará o mesmo num espaço com um chão alcatifado, um chão de betão, ou um chão de madeira.
Cada um destes e outros materiais oferece um som diferente, dependendo do seu:
- Porosidade
- Rigidez
- Densidade
Altura do espaço comercial
Provavelmente sabe que em espaços fechados com tectos altos existe um efeito de reverberação. Este efeito juntamente com um volume médio de música e o ruído habitual de um negócio aberto ao público pode criar um som de fundo desconfortável que pode ser prejudicial para a experiência do cliente.
Existem técnicas para reduzir a altura das instalações, com tetos falsos que podem ajudar a criar um ambiente acústico ideal, para além de reduzir a reverberação.
Volume
Controlar o volume da música é fundamental para proporcionar uma experiência requintada ao cliente. No entanto, o volume certo dependerá diretamente do tipo de negócio que tiver, bem como da clientela que a ele se dedicar.
Por exemplo, o volume utilizado numa loja de vestuário não será o mesmo que o utilizado num ginásio ou num restaurante gourmet.
Tipo de música
O mesmo que temos mencionado sobre o volume da música, podemos dizer sobre o tipo de música.
A música clássica pode não ser a mais apropriada na sala de fitness de um ginásio, mas seria a mais apropriada num salão de hotel.
Tal como a música eletrónica pode não ser a melhor para um supermercado, mas seria a melhor para uma loja de roupa juvenil.
Tipo de altifalantes
Como mencionamos anteriormente, existem tipos diferentes de altifalantes adequados para cada tipo de teto.
É provável que não precise de utilizar projetores de som num bar de tapas, mas irá utilizá-los num teatro ou pista de corridas.
O mesmo pode ser dito para altifalantes sem fios ou com fios. Não é aconselhável utilizar altifalantes sem fios num espaço aberto onde a perda de sinal é altamente provável, mas recomendamos a sua utilização em espaços fechados mais pequenos.
Quantidade de altifalantes necessários
Tem havido uma tendência para pensar que para melhorar a qualidade de som num negócio deve acrescentar poucos altifalantes de maior potência, mas colocados nos lugares certos.
Da mesma forma, também houve correntes que pensaram o contrário: que o mais apropriado era colocar muitos altifalantes de potência inferior para cobrir melhor o espaço.
A verdade é que ambas as formas podem ser corretas, dependendo do tipo de negócio e do tipo de instalações.
Ter um sistema de som profissional é essencial para si, para o seu negócio e para os seus clientes. Por isso deve optar por um sistema de som da mais alta qualidade, apostando em marcas com uma grande reputação e experiência comprovada. No entanto, é tão importante adquirir um bom equipamento como instalá-lo corretamente. A InteliAV tem uma equipa técnica especializada que o poderá ajudar na escolha e instalação dos melhores equipamentos para obter o som ambiente ideal para o seu espaço comercial.