O som é um dos elementos mais cruciais para a experiência do cliente, especialmente na indústria hoteleira, mas frequentemente subestima-se o seu impacto. O sistema de som deverá ser calculado corretamente e adequado ao espaço para não quebrar a identidade e reputação da marca do seu hotel, restaurante ou bar. Ter o som demasiado alto ou demasiado suave dissolve frequentemente o ambiente e a experiência desejada pelos clientes e funcionários.
Além disso, a audição é o sentido mais misterioso. Não é visível à vista, mas os seus impactos são poderosos e de grande alcance. Tem impacto direto nos nossos estados de espírito e nos comportamentos de gastos subsequentes, pode construir impressões duradouras instantaneamente, tanto para o bem como para o mal. Quando o som é orquestrado estrategicamente reforça e realça a marca o que melhora o envolvimento do cliente.
Abaixo estão 5 dicas para obter o som perfeito no seu hotel, restaurante ou bar.
1. Volume: bombear para cima ou tonificá-lo para baixo?
É muito comum pensar que o que irá criar a vibração e som perfeitos para o seu negócio são os géneros musicais e as listas de reprodução, mas não se esqueça dos níveis de volume! O volume da sua música de fundo é um elemento essencial que pode ter consequências muito abrangentes. Por exemplo, estudos revelaram que o volume de música afeta as escolhas alimentares dos consumidores e pode ter uma influência nas vendas globais. Além disso, se o volume for demasiado suave, pode não haver zumbido ou ambiente no bar, alternativamente, se a música for demasiado alta e não se conseguir ouvir os pedidos dos clientes, pode decidir mudar-se para um local mais propício.
Muitas empresas da indústria hoteleira tocam a sua música demasiado alto para o espaço que ocupam, o que pode levar à conclusão incorreta de que o silêncio é melhor. O truque é manter um nível de decibel que seja confortável para os seus clientes e, claro, para os seus funcionários que passam horas exposto a ele. Idealmente, um nível de ruído inferior a 70 decibéis no restaurante é agradável para os ouvidos e ideal para conversas, contudo para bares e pubs, estes devem se de manter entre 75 e 80 decibéis.
2. Controlo centralizado ou localizado do volume?
Há um debate contínuo nas empresas, especialmente na indústria hoteleira, sobre qual a opção mais eficaz: centralizar o controlo musical num local e/ou numa equipa específica (geralmente Operações ou Marketing) que será responsável por supervisionar todas as coisas de cruzamento de locais de música, ou atribuir aos funcionários o controlo para mudar, adicionar, remover canções e aparecer ou diminuir o volume.
- Centralizada: Alguns espaços preferem a tranquilidade de deixar uma equipa centralizada assumir o controlo total do som, uma vez que isto assegurará a consistência em toda a marca e os seus pontos de contacto. Fica assim garantido que as listas de reprodução e os seus volumes estão adaptados aos padrões do hotel. Permite um fluxo contínuo, sem o pânico da equipa que tenta lembrar-se quando / o quê / como quando se trata do som de fundo. Para que haja música consistente que esteja na marca e fale a língua do negócio no tom certo, não importa se é um local ou 100, uma equipa centralizada irá automaticamente gerir e agendar todas as músicas e listas de reprodução para garantir que a experiência e o ambiente sejam consistentes.
- Localizada: Em alguns hoteis a equipa de gestão gosta de ter o pleno controlo da música a tocar, incluindo o quão alto ou suave é o som. Gostam de ter autonomia para mudar as canções / volume como e quando acharem melhor, ou para se adequar aos clientes e convidados atuais.
3. O tipo de altifalantes e sistemas de som
Ao escolher os altifalantes ideais para o seu negócio, a multiplicidade de opções pode ser avassaladora. Existem altifalantes orçamentais para marcas topo de gama, os mais altos ou mais claros em termos de qualidade de áudio. Se tem tentado aumentar o tempo de permanência do cliente, a reputação do local e, em última análise, as vendas, pode ser uma boa altura para começar a investir num sistema de som de qualidade, que é indiscutivelmente tão importante como as listas de reprodução que estão a ser reproduzidas.
Existem muitas marcas conhecidas e algumas marcas menos conhecidas, ambas com qualidade semelhante, bem como diferentes tipos de altifalantes, incluindo altifalantes de parede, altifalantes invisíveis na parede, altifalantes de montagem saliente, altifalantes de tecto, altifalantes pendentes, altifalantes multi-ângulo e barras de som inteligentes e em arco (e mais).
O tipo de altifalantes pode também depender do tipo de negócio para o qual serão utilizados. Por exemplo, num espaço onde o nível de ruído é elevado, os altifalantes terão de corresponder ao nível de ruído para que a música de fundo seja eficaz. Enquanto que num café mais calmo e mais descontraído, um altifalante de bar de alta qualidade e a um preço acessível pode ser suficiente. Num restaurante movimentado, os altifalantes de teto podem ajudar a mergulhar os seus clientes na música sem que esta seja demasiado alta ou desagradável.
4. A distribuição de altifalantes
Para além do tipo de altifalantes escolhido, a distribuição adequada dos altifalantes melhora significativamente a experiência auditiva e o som em geral.
Abaixo estão 5 elementos a considerar quando se trata de colocação de altifalantes:
- Colocação inicial: Decida aproximadamente onde será a sua posição de audição.
- Separação do altifalante: Se os seus altifalantes estiverem demasiado próximos, os sons misturar-se-ão e tornar-se-ão lamacentos. Se estiverem demasiado afastados, haverá um intervalo entre os dois altifalantes.
- Altura dos altifalantes: Posicione os seus altifalantes de modo que os tweeters estejam à mesma altura que os seus ouvidos.
- Proximidade da parede: Lembre-se que as paredes também reflectem som. Afaste os seus altifalantes da parede para minimizar os reflexos sonoros que podem ter impacto na clareza de reprodução.
- Ajustes angulares dos altifalantes: Posicione o ângulo do seu altifalante para que estejam apontados para os clientes e não virados para cima.
5. A qualidade das faixas de reprodução
A grande questão aqui é a qualidade das faixas, pois este será um fator determinante na forma como a música irá soar. O som das faixas sobe e desce em volume, ou está normalizado e nivelado? Normalizar o áudio implica ajustar / alterar o volume global por uma quantidade fixa para atingir um nível alvo.
A normalização é o processo de adicionar ou subtrair uma certa quantidade de ganho ou amplificação para levar uma gravação áudio a um nível alvo, também conhecido como a “norma”. Quando as musicas reproduzidas são normalizadas e os níveis sonoros são consistentes, isto irá melhorar a qualidade sonora global no seu hotel, restaurante ou bar.

Algumas considerações adicionais para obter o som perfeito no seu hotel, restaurante ou bar
Orçamento: O seu orçamento para obter o som perfeito é realista, tendo em conta o tipo de altifalantes e a quantidade necessária? Já teve em conta a instalação profissional e a cablagem?
O tamanho e o formato da sala: A indústria hospitaleira precisa adaptar o sistema de som à forma e tamanho da sala, e não vice-versa. Devem ter sempre em atenção as seguintes questões: Onde se vão sentar os clientes? A que distância estão os altifalantes? Quantos altifalantes são necessários? Estarão os altifalantes na parede ou no teto?
Distribuição de som: A música deve estar distribuída em todos os espaços. Não deve envolver alguns clientes, enquanto outros não conseguem ouvir nada em “pontos mortos”. Por isso é importante garantir que o som é distribuído uniformemente e com frequências equilibradas (altas, médias e graves) por todo o espaço.
Capacidades sem fios: As opções sem fios reduzem a necessidade de cablagem e infraestrutura. Para considerar esta opção, deve verificar se o seu sinal Wi-Fi é suficientemente forte e com um alcance suficientemente bom.
Manutenção preventiva e corretiva: A maioria das pessoas não investe na manutenção de equipamentos de som e isto acaba por prejudicar o utilizador pois pode ficar sem o aparelho quando mais precisa.
Na InteliAV trabalhamos para garantir que o seu espaço terá o som perfeito seja num hotel, bar ou restaurante. A nossa equipa técnica está aqui para o orientar de forma a encontrar o som perfeito e adaptado ao seu negócio.